29/08/2010 (10:14)

Conheça Direitos de Consumo e o Que São as Gorduras TRANS. Gorduras, Nem o Bom Azeite

Gorduras são uma delícia, mas cuidado, pois em pouco tempo acabam levando o organismo à doença. 
Nem mesmo os finos azeites de oliva, canola, soja e outros de qualidade reconhecida, podem ser consumidos em excesso. Em algumas mesas da gastronomia mundial já são encontrados os azeites em aerozol. Isto pode propiciar certo controle. 
Nas prateleiras dos mercados é possível adquirir gorduras vegetais parcialmente hidrogenadas. Devem ser evitadas, com indicação de gorduras trans. No caso de margarinas já são encontradas as que não possuem gorduras trans.
Gorduras trans é uma designação da transformação das gorduras líquidas para sólido. Têm propriedade de diminuir o colestorl bom e aumentar o ruim. 
Porque a maioria das pessoas não sabe disso, autoridades de saúde e cidadãos que conhecem, defendem que essa característica seja indicada nos rótulos. 
A partir de 1º de agosto de 2006, é obrigatório conter nos rótulos e embalagens informações sobre gorduras trans. Deve dizer o conteúdo em grama e aplicar a tabela nutricional de modo que quem consome compreenda bem o que está comendo.
Margarinas e outros alimentos do gênero como os queijos cremosos e requeijões, por exemplo, são fartos nesse tipo de gordura. 
Pode exigir que é direito.
Outro alimento considerado saudável, mas que pode ter gordura elevada, é o peixe. Contudo contém o segredo do mega 3, responsável pelo aumento do colesterol bom no sangue. Assim você deve comer o atum, salmão e sardinha, duas ou três vezes na semana. Porém é preciso saber escolher para evitar as gorduras excessivas.
Em alguns países, especialmente EUA, já está sendo encontrado um produto chamado benecol. Trata-se de um tipo de gordura com etanol, que segundo se apregoa, serve para diminuir o colesterol no intestino. 
Há tantas soluções e tantas tentações! Lembra-se da picanha brasileira? As carnes todas, enfim! Mas e as frutas tropicais são muito mais deliciosas! E que tal aquela salada bem feita, com limão?

Fonte:noticiario

Seja o primeiro a comentar esta dica.

Comente esta dica 

 

yaH3ss