08/06/2011 (06:00)

PERDA INESTIMÁVEL

TRISTE NOTÍCIA: Acaba de falecer no Uruguai o festejado Prof. e Doutrinador Oscar Ermida Uriarte

(*) Luiz Salvador

 

 

A ALAL – Associação Latino-Americana de Advogados Laboralistas se solidariza com os familiares enlutados do Professor Oscar Ermida Uriarte pelo seu passamento ainda tão jovem, uma triste notícia para todos nós que o conhecíamos, um homem de bem, de mente iluminada e e visão progressista que muito contribuiu com o desenvolvimento do direito social, laboral, sindical, previdenciário, com uma compreensão de um mundo de futuro, sem fronteiras, de integração e de inclusão social. Com sua morte prematura, todos ficamos órfãos de sua bondade, ensinamentos e presença constante em nossos eventos, que a todos nós enriquecia. Vai-se a matéria, mas seu exemplo de vida e sua obra valorosíssima permanece a nos guiar pelos caminhos do bem, da amizade, do companheirismo, da solidariedade universal.

 Luiz Salvador – Presidente da ALAL (www.alal.com.br)

REENVIANDO

Luís Carlos Moro noticia

Queridos:

Com enorme lástima, comunico que acabo de receber a notícia do falecimento do Professor Oscar Ermida Uriarte.

O velório iniciará nos próximos minutos.

Ele me concedeu a honra de integrar o Conselho de Redação da Revista de Direito Social – Latinoamerica, que dirigiu do início até sua edição passada, em conjunto com o Professor Antonio Baylos Grau.

Acho que Oscar Ermida merece homenagens amplas de nossas entidades.

Brilhante, correto, preciso, uma das criaturas mais notáveis que tive oportunidade de conhecer.

Lamento a perda. Muito!

Luís Carlos Moro

Moro e Scalamandré Advocacia

Av. Paulista, 2001, 1º andar, cj. 101/112

Cerqueira César, São Paulo, CEP 01311-931

Brasil

Tel.: 55 (11) 3371-9288

Fax: 55 (11) 3371-9289

luiscarlos@moro-scalamandre.net

www.moro-scalamandre.net

Manifestações:

1)- Grijalbo Coutinho:

Faleceu uma extraordinária figura humana, um humanista da grande geração de uruguaios comprometida com o direito laboral. É momento de imensa tristeza nesse final de noite. Tive a honra de conhecer Oscar Ermida Uriarte e contar com o seu vigor intelectual no Congresso da ALJT em Manaus no ano de 2008, além de tantas outras conversas e encontros que me levaram a admirar ainda mais o grande mestre do julslaboralismo, o maior da América Latina após o falecimento de Plá Rodriguez.
 
Homens da qualidade de Oscar Ermida Uriarte não desaparecem nunca. As suas idéias e ideais estarão para sempre eternizados em nossas mentes e corações. A sua obra e a sua leveza nos movem o tempo todo na busca de um mundo justo e verdadeiramente humano.
 
Envio aos amigos, familiares e admiradores de Oscar Ermida Uriarte o meu mais profundo pesar.
 
Grijalbo

2)- Sayonara Grillo:

Não é possível deixar passar em branco uma notícia como esta. O Direito do Trabalho perdeu um de seus grandes expoentes.
 
Oscar Ermida Uriarte marcou juristas, trabalhadores e professores por todos os lugares onde passou, seja por suas conferências magistrais (nas quais clareza e rigor acadêmico sempre estavam acompanhados da devida reflexão crítica e anti-dogmática), seja por sua humildade de a todos ouvir, com igual modo e repeito.
 
Como faço parte de uma geração que teve o prazer de ler e aprender com seus textos, guardo comigo a lembrança do impacto (político, acadêmico e pessoal) que tive ainda em 1989 de uma das minhas primeiras leituras em direito do trabalho: seu pequeno grande livro "A proteção contra os atos anti-sindicais". Precursor.
 
E em homenagem, peço desculpas a todos pelo longo e-mail, mas não poderia deixar de enviar alguns dos seus instigantes textos recentes... seu legado que está vivo e permance enquanto nós formos capazes de honrá-lo.
 
Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva
Universidade Federal do Rio de Janeiro
 

(*) Luiz Salvador é advogado trabalhista e previdenciarista em Curitiba-Pr, Ex-Presidente da ABRAT (www.abrat.adv.br), Presidente da ALAL (www.alal.com.br), Diretor do Depto. de Saúde do Trabalhador da JUTRA (www.jutra.org), assessor jurídico de entidades de trabalhadores, membro integrante, do corpo técnico do Diap, do corpo de jurados do TILS – Tribunal Internacional de Liberdade Sindical (México), da Comissão Nacional de Relações internacionais do CF da OAB Nacional e da Comissão de “juristas” responsável pela elaboração de propostas de aprimoramento e modernização da legislação trabalhista instituídas pelas Portarias-MJ 840, 1.787, 2.522/08 E 3105/09, E-mail: luizsalv@terra.com.br, site: www.defesadotrabalhador.com.br

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

ar8VXl